sexta-feira, 25 de março de 2011

Como fazer canteiros de flores no jardim

Como fazer canteiros de flores no jardim
As ilhas de canteiros, geralmente em formato orgânico, ficam situadas em áreas de destaque no jardim.
Para montagem de canteiros floridos, podemos utilizar plantas floríferas perenes ou anuais.
Floríferas anuais: são plantas, que como o próprio nome já diz, tem flores que duram  um único ciclo e morrem logo após emitirem sementes. As chamadas plantas anuais têm um período de vida curto e devem ser substituídas a cada estação. Algumas anuais são bulbosas e seus bulbos devem ser desenterrados após o ciclo de florescimento e guardados em local seco para o próximo período de plantio. Um jardim com plantas anuais, necessita de uma escolha cuidadosa e manejo apropriado, já que precisam ser substituídas conforme seu ciclo de vida. São cultivadas a partir de sementes ou mudas, crescem, florescem, soltam suas sementes e morrem, completando seu ciclo de vida.
Floríferas perenes: são as plantas mais utilizadas nos jardins porque exigem menor manutenção, não sendo necessário replantio dos canteiros periodicamente e ainda possuem belas flores, que florescem em estações determinadas, dependendo da espécie. Algumas florescem durante todo o ano. Quando utilizamos plantas perenes devemos estar atentos a um planejamento cuidadoso para assegurar cores em seu jardim ao longo de todas as estações. Considere quando cada planta irá florescer, faça um planejamento cromático e tenha seu jardim florido o ano todo.
Você quer uma explosão de cores, todas de uma só vez? Misture cores, faça uma composição cromática. Pensar na maneira que você quer que as flores apareçam no seu jardim é uma das tarefas mais criativas e divertidas da jardinagem. Ainda que num ano você deseje criar um aglomerado de flores vermelhas, no próximo ano pode querer uma mistura livre de flores com diferentes cores, tamanhos e formas.Utilize sua criatividade, brinque com cores, texturas e formas para criar um jardim de flores que tenha um bom apelo visual.

Agora que você já conheceu alguns segredos dos canteiros de flores, capriche na adubação orgânica no momento do plantio e faça manutenção com adubo 4:14:8. Não descuide das regas e fique atento aos comentários do seu maravilhoso canteiro de flores.

4 comentários:

Thais SJC disse...

Gostei muito do blog, mas gostaria de saber o nome das plantas de cada foto para compor meu jardim de acordo de acordo com as combinações mostradas. Desde já, agradeço.

Anônimo disse...

Realmente,
Uma pena não ter os nomes das flores.

Unknown disse...

Gostaria de saber o nome das flores

Anônimo disse...

quero escolhar as flores mas nao tem o9s nomes. Que pena!!!!!!!!!!!!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...