domingo, 13 de março de 2011

Idéias para jardins - escadas


As escadas de um jardim podem ser um elemento paisagístico interessante para transpor níveis. Muitos jardins fascinantes são feitos em colinas, com escadas como consequência. O importante é fazer com que sejam dispostas de forma harmônica no terreno. Além de serem a ligação de um nível para outro num jardim elas podem servir como locais de descanso. O ideal é que as escadas sejam construídas com o mesmo tipo de material e estilo utilizado em todo o jardim, caso contrário ficará desarmônica. Dê preferência a degraus largos e baixos, que transmitem suavidade ao local. Caso o desnível do terreno seja grande será mais interessante projetar degraus em curvas, dando mais graça ao ambiente.
O projeto deve ainda atentar para a segurança da escada. A escolha do material é fundamental para não deixar os degraus muito lisos e escorregadios ou, ainda, propensos a formação de poças de água. Na hora de escolher o material da escada, é preciso levar em conta principalmente o estilo que se quer dar ao local. Pode-se pensar na utilização de pedra, madeira, dormentes, tijolos ou até mesmo gramado. Se deseja dar um ar clássico, o recomendado é usar pedras como ardósia, goiás ou mineira nos degraus. Ou se preferir um estilo mais rústico pode-se usar dormentes de estrada de ferro, grama e tijolos crus, fatias de troncos de árvores, toras e cascalhos.
Degraus entremeados com plantas exigem maior manutenção e a seleção das espécies de plantas deve ser criteriosa. É melhor optar por plantas mais duráveis e que crescem pouco. Já os degraus gramados devem ser construídos tendo como base madeira ou tijolos.
Lembre-se o jardim é um jogo de mostrar e esconder. Crie um jardim com escadas seguras e adaptadas aos frequentadores da melhor idade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...