Jardins zens são tipos de jardins muitos originais que simbolizam o minimalismo e a simplicidade.
Um verdadeiro jardim zen nunca contém água. Em vez disso, ele usa cascalho e areia para simbolizar a água. A razão pela qual a areia e o cascalho são utilizados como substitutos da água é porque eles podem ser esculpidos de forma que a água não pode. Usando apenas um ancinho, um jardinista pode descrever ondulações, ondas do mar, rios caudalosos, ou ainda, lagos, a idéia é modificá-lo sempre, refletindo a crença do budismo que a única coisa constante no Universo é a própria mudança.
Na maioria dos jardins zen, rochas tomam o lugar da vegetação. Pedras cuidadosamente colocadas na areia criam pontos focais, permitindo uma variedade infinita de formas de onda para acentuar a sua estrutura e posicionamento. A relação entre a areia clara e pedra escura é outro elemento simbólico importante, e correlaciona diretamente com os conceitos de yin e yang. A função filosófica de rochas é arranjá-los para representar objetos que são comumente encontrados na natureza como: montanhas, lagos, praias, rios, falésias e de rochas de tamanhos variados. A única vegetação tipicamente encontrada em um verdadeiro jardim Zen é o musgo, que é implantado para crescer em cima de pedras imitando o natural. Alguns pequenos arbustos são utilizados, para enquadrar um jardim zen, mas apenas como um elemento de perímetro, e raramente, ou nunca, como planta de destaque.
Veja na postagem decoração com pedras outras informações.
Veja na postagem decoração com pedras outras informações.
2 comentários:
zen não significa seco.
Muito interessante o post, mas como já foi apontado: "zen" não significa "seco".
Zen é uma tradição budista surgida na China, onde é chamada "Chán". Zen é a derivação japonesa desta palavra chinesa que, por sua vez, é oriunda da palavra sânscrita "Dhyana" que tem como significado base "incandescer" e que é utilizada nas tradições budistas para denominar estados meditativos de profunda absorção.
Apelidaram-se os chamados "kare-san-sui" de "jardins zen" justamente porque os monjes da tradição zen budista cultivam esta técnica; mas não há nada de seco em zen, por mais minimalista que ele possa ser.
Postar um comentário