sexta-feira, 8 de abril de 2011

Como escolher árvores para calçadas

Como escolher a árvore certa para plantar na calçada:
A arborização de ruas e praças é importante para diminuir os efeitos da urbanização crescente. Como o plantio geralmente é realizado de forma desordenada, árvores de grande porte acabam danificando calçadas, asfalto, iluminação e sinalização. Não é raro encontrar árvores derrubadas pelas ruas da cidade. Mas o que faz com que estes exemplares, quase centenários, não suportem os ventos fortes? A primeira possível causa é a falta de manutenção. Muitas das árvores espalhadas pela cidade estão infestadas de cupins, brocas e outras doenças que poderiam ser controladas com um acompanhamento. Podas excessivas e malfeitas também aumentam a incidência de fungos. Em todos estes casos, o problema é o mesmo: a escolha errada da espécie. É importante escolher a árvore a partir do porte e das características que ela assume quando adulta. Evite plantar em calçadas muito estreitas ou sob fiação. Lembre-se: mesmo que a muda seja pequena, o tamanho mínimo aceitável de uma cova é 80 x 80 x 80 cm. Para mais informações sobre árvores, consulte postagem. 
Agora se você nunca plantou uma árvore, a hora é essa.
Algumas sugestões de espécies de pequeno porte, entre 7 a 10 mts de altura: cássia, pata-de-vaca, ipê-branco, flamboianzinho, resedá, manacá da serra e quaresmeira.

Cássia

Flamboyanzinho

Ipe-branco

Manacá

Pata-de-vaca

Resedá

Entre as espécies de médio porte de 10 a 20mts de altura, você pode usar: ipê amarelo, acácias, escova de garrafa, jasmim manga, chorão, aroeira-salsa e dombéia.

Ipê-amarelo

Acácia
Escova-de-garrafa

Jasmim-manga

Chorão

Aroeira-salsa

Dombéia
 Para evitar que as raízes estourem o calçamento basta ampliar a área em que a vegetação será plantada. As mudas têm o caule fino, mas conforme vão crescendo, a estrutura fica do tamanho do quadrado. É preciso alargar a área. Se não há espaço na terra, a água não consegue penetrar. A raiz, na maioria das espécies, só estoura o pavimento para ficar mais próxima da superfície e pegar água. Nunca plante exemplares de fícus, flamboyant, paineira e seringueira, pois são muito agressivas.
Arvore é um bem público, ninguém pode cortar ou remover. Somente os funcionários das prefeituras. Caso não respeite, está sujeito a multa pesada.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...