quarta-feira, 13 de abril de 2011

Idéias para jardins - jardim vertical

Idéias para jardins - jardim vertical:
O jardim vertical é uma ótima solução para quem possui pequenos espaços e quer ter um jardim em casa. Os jardins verticais podem ser montados em áreas internas ou externas, desde que haja boa condição de iluminação natural e ventilação. Além de transformarem o ambiente, os jardins verticais dão mais amplitude ao espaço, ajudam a reduzir o barulho e a poluição do ar, além de aumentar a umidade e reduzir a temperatura da casa.
Como montar um jardim vertical
Existem várias maneiras de montar um jardim vertical, a mais conhecida é construir um muro com blocos vazados onde são plantadas as espécies. As espécies são escolhidas de acordo com as condições do local. Requer cuidados nas escolhas pois, como as plantas são acomodadas em pequenos espaços, precisam ter o crescimento controlado;
Outra possibilidade, é criar uma superfície com fibra de coco onde as mudas são plantadas, simulando a casca de uma árvore. Neste caso, a poda deve ser feita a cada três meses para evitar que as espécies comecem a competir entre si, uma vez que crescem em espaços reduzidos. A adubação pode ser feita a cada três meses.
Uma terceira opção é o plantio das espécies em vasos dispostos como um quadro emoldurado na parede. Os quadros podem ser transportados em caso de mudança e permitem a troca dos vasos caso alguma das plantas morra.
Os cuidados são maiores que o jardim tradicional
A princípio, as necessidades de um jardim vertical são as mesmas de um jardim tradicional, ou seja, irrigação, poda, adubação e iluminação, mas a estrutura precisa de cuidados especiais na hora da instalação para que a água das plantas não traga problemas. É importante ter um coletor na parte inferior para reter o excesso de água.
A quantidade de regas dependerá das espécies empregadas e do ambiente. Na sombra, os jardins verticais geralmente apresentam melhor aspecto e consomem menos água. Já a pleno sol, exigem maior irrigação e opção por plantas mais resistentes. A irrigação pode ser automatizada por gotejamento, a melhor opção, ou manual que deve ter atenção redobrada para evitar erros.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...