segunda-feira, 28 de março de 2011

Como cultivar orquídeas, para iniciantes

Como cultivar orquídeas, passo a passo para iniciantes:
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as orquídeas não morrem quando as flores acabam. Algumas espécies quando bem cuidadas, florescem várias vezes ao ano. Já foi o tempo em que cuidar de orquídeas era somente para especialistas. Cuidar de orquídeas é fácil e prazeroso, como cuidar de um animal de estimação, requer água, alimento, cuidados e principalmente carinho.
Passo a passo:
1- Luz
Orquídeas gostam muito de luz, que é essencial para o desenvolvimento e floração. No entanto, elas não gostam de receber o sol direto, pois este contato, pode queimá-las. Então escolha sempre um lugar de meia sombra. Existem telas de sombreamento especiais para proteger as orquídeas do sol intenso.
2 – Água
A maneira correta de molhar uma orquídea consiste em colocar seu vaso, dentro de uma lâmina de água de mais ou menos 3 cm de espessura e esperar que a água suba por capilaridade, umedecendo o substrato. Nunca deixe água empoçada no vaso, prato ou cachepô de sua orquídea. Lembre-se elas não gostam de muita água, a super irrigação pode trazer doenças e até matar as orquídeas.
Faça o teste afundando o dedo indicador, mais ou menos dois centímetros no centro do vaso. Se o dedo sair úmido, ainda não é necessário regar.
3 – Nutrição:
A orquídea é uma planta muito especial e evoluída, portanto precisa de uma nutrição completa com todos os minerais necessários para o equilíbrio do seu metabolismo vegetal. Você encontra esses elementos em adubos específicos para orquídeas. Aplique uma vez a cada 15 dias quando a planta estiver na fase de crescimento, adaptação ao novo ambiente ou antes da floração. Nas plantas adultas, bem cultivadas e bem nutridas, aplique mensalmente. Se sua orquídea ficar com uma fina camada branca sobre as folhas, isso pode ser resíduos de sais minerais, sinal que você está adubando demais ou de maneira errada e isso pode desidratá-la com o tempo. Elimine os resíduos lavando a sua orquídea em água corrente, principalmente suas folhas e raízes.
4 – Ambiente
A umidade relativa do ar indicada para a maioria das orquídeas é de 50 a 70% e a temperatura entre 22 e 27º C. Porém, algumas podem suportar baixas temperaturas, já outras não sobrevivem abaixo do 15ºC. Ambientes ventilados são importantes para o desenvolvimento e floração das orquídeas, por isso o ideal é mantê-las ao ar livre principalmente nos períodos sem flor. Nunca exponha sua orquídea a ventos muito fortes, pois podem danificar a planta além de afastar os insetos úteis na polinização.
5 – Fixação e suporte
A orquídea precisa estar sempre bem fixada e segura onde estiver plantada para poder crescer com força e vitalidade. Utilize tutores e arames de fixação para estabilizar a planta no vaso e tutorar as hastes florais para que não caiam com o peso dos brotos e flores. Você pode preferir plantar sua orquídea no galho de uma árvore, prefira os encontros entre os troncos e galhos. Nesses espaços as raízes conseguem se fixar melhor. Além disso, formam uma espécie de “vaso natural” onde acumula naturalmente umidade e material necessário à adaptação da orquídea no novo ambiente.
6 - Poda
Corte ou pode sua orquídea apenas para retirar flores murchas, folhas mortas, secas ou com doenças e as hastes florais já secas. Utilize preferencialmente um tesoura de jardinagem pequena e bem afiada, sempre esterilizada com fogo a cada novo corte para evitar contaminações.
7 – Crescimento
Quando a sua orquídea emanar diversas raízes para fora do vaso, será hora de transplantá-la para um vaso maior ou fazer uma divisão, levando os novos brotos para um segundo vaso. O novo vaso não deve ser grande demais para a planta não ficar folgada e solta, nem pequeno demais onde ficará apertada e sem espaço para crescer. Nunca jogue uma orquídea fora, cuide bem dela e você terá orgulho e satisfação a cada florada, a cada nova folha que brota.

7 comentários:

MariaCarol disse...

Olá Regina! Adorei seu blog, e já estou seguindo...ótimos conteúdos, muito bom! abraços, MariaCarol.

Isabelli disse...

Oi!! Eu tenho uma duvida...posso plantar a orquídea direto na terra??

Unknown disse...

Olá pela. Primeira vez que faço. Esse. Acesso. ,,adorei , e. Gostaria de fazer uma. Pergunta. Posso. Plantar minhas. Orquídeas em. Tronco. De. Arvore. Seca

Unknown disse...

Quero plantar orquídeas numa árvores aqui em casa, não sei qual espécie.
Ela dá um líquido branco que ao secar parece cera. Vi em algum post que não posso plantar em árvore que solta casca. Posso plantar no seu tronco que de alguma forma a planta sobreviverá ou não posso de modo algum? Posso plantar já com flores, quero enfeitar esta árvores e espero que ano quem vem, nesta mesma época tenha flores?

Rafaela Martins disse...

Adorei!!!Linguagem simples e esclarecedora!!!

luis abel fernandes leite disse...

ADOREI ,ESTOU ENTUSIASMADO COMPREI 3 ORQUIDEAS E VOU COLOCAR SUAS DICAS EM PRATICAS OBG

Anônimo disse...

Ótimas dicas!! Parabéns!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...