quinta-feira, 7 de abril de 2011

Idéias para jardins - jardins para varandas de apartamentos

Idéias para jardins - jardins para varandas de apartamentos:
Quem mora em apartamento e tem um terraço, sacada ou varanda,  pode criar um pequeno jardim sem muitas dificuldades e poderá ter o prazer de ser jardinista. É importante considerar a iluminação e incidência de ventos,  fatores importantes para escolha das plantas e limitações do  jardim. As varandas localizadas na face norte e oeste são as mais iluminadas. Caso você não saiba qual é a face do seu ambiente, uma pequena bússola poderá ajudá-lo.
Os ventos também deverão ser considerados, pois quando os ventos são fortes, prejudicam as plantas. Pode-se optar por usar plantas de folhas rígidas e baixas ou colocar barreiras, que podem ser de acrílico, bambu trançado ou vime que ajudam a diminuir o impacto do vento e são ótimas opções. Treliças com trepadeiras também ajudam, além de formarem uma cortina de plantas que darão maior privacidade.
Varanda com face norte e oeste: com ventos leves, este tipo de jardim terá somente a limitação do seu espaço. Todas as plantas de sol poderão ser dispostas: arbustos, herbáceas perenes e de estação, muitas flores. Poderá ter frutíferas de pequeno porte e até uma mini-horta de plantas medicinais. Se ficar curioso, veja como fazer uma horta em postagem já publicada.
Varanda com face leste: com luz da manhã até o início da tarde, terá sol, mas como é menos intenso, poderá cultivar plantas de sol que toleram meia sombra. Ervas aromáticas também podem ser cultivadas para chás e receitas.
Varanda com face sul: terá menos sol ou sol nenhum, quanto mais ao sul do Brasil estiver. Este jardim, em algumas regiões pode ter ventos fortes na primavera e início do inverno.
Escolha plantas indicadas para meia-sombra ou sombra. Não se recomenda ervas e temperos nem plantas anuais que precisem de sol direto. Também pode-se optar por um jardim zen.
. Varandas em regiões litorâneas: onde os ventos do mar e ventos de terra alternan-se, alguns são fortes o suficiente para desfolhar as plantas mais sensíveis. Use treliças e quebra-ventos antes de implantar o jardim. Se tiver sol e clima ameno ou quente, poderá fazer um belo jardim tropical.
Qualquer que seja a situação geográfica de seu jardim, a água é um dos fatores importantes a considerar. Se optar por vasos individuais, cada planta deverá receber regas adequadas, evite molhar cactos e suculentas na mesma freqüência que as helicônias e bambus, por exemplo. Pode optar por um sistema de regas por gotejamento, fornecido por empresas de irrigação. Alguns equipamentos possuem sensores de umidade e ligam automaticamente, libertando você do medo de esquecer de regar e poderá sair de férias sem culpa.
Não esqueça de proteger o furo de drenagem da varanda, para evitar entupimentos. Se sua intenção for colocar vasos grandes e pesados, previna-se verificando o limite de segurança da varanda.
Trazer a natureza para junto de si, com a energia positiva das plantas, acompanhar as estações, abrir a porta da sacada e ver o jardim será sempre um prazer. Desfrute do benefício de ter um jardim em varandas de apartamentos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei as idéias...tomara que eu consiga fazer o meu jardim..
Um abraço!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...